PUB

Desporto

Mundial de Basquetebol 2023: Selecção cabo-verdiana faz história ao garantir primeira presença do país na competição

Imagem: RTC

A selecção cabo-verdiana sénior masculina de basquetebol garantiu, hoje, Domingo, a sua  primeira presença num Mundial da modalidade ao vencer a selecção de Costa do Marfim por (79-64) no jogo da terceira jornada da quinta e última janela de qualificação africana para o Mundial de 2023. Com esta victória, Cabo Verde assegura a quinta vaga que ainda estava em disputa, qualificando-se como o melhor terceiro classificado dos dois grupos de qualificação africana.

A selecção cabo-verdiana apenas perdeu o primeiro período, tendo sido mais forte durante os três restantes períodos, sendo que ao intervalo já vencia por 42-30.  No final da partida, venceu com uma diferença de 15 pontos (79-64).

Recorde-se que no primeiro dos três jogos desta última janela de qualificação para o mundial de basquetebol 2023, Cabo Verde venceu, a Guiné-Conacri por 78-70, na tarde de Sexta-feira, 24, tendo perdido com Angola o seu segundo jogo disputado, ontem, Sábado.

Sudão do Sul e Costa do Marfim primeiros nos respectivos grupos

O Sudão do Sul e Egito garantiram os dois primeiros lugares do Grupo F, que os classificou automaticamente para a Copa do Mundo deste ano, enquanto que a Costa do Marfim e Angola ficaram com os dois primeiros lugares do Grupo E de que Cabo Verde fez parte.

Os convocados de Cabo Verde

Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, EUA) Ivan Almeida (Benfica, Portugal) Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Patrick Mendes “Puto” (Almeria, Espanha), – Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha), Jeft Xavier (EUA),  Joel Almeida (CAP, Camarões), Kevin Gomes  “Kevón” (Porto, Portugal), Anderson Correia, (Petro de Luanda, Angola), Kevin Koronel (Mans, França), Michel Mendes (Piratas, EUA), Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha) e Betinho (Benfica, Portugal).

A equipa técnica é constituída pelos treinadores Emanuel Trovoada (principal) e pelos adjuntos Daniel Miranda e José Vieira.

PUB

PUB

PUB

To Top