O Centro Cultural do Mindelo (CCM) acolhe no próximo dia 4 de Março, um “grande concerto” em homenagem à cantora cabo-verdiana Dulce Matias, falecida em 2021. O evento contará com a participação de Diva Barros, Damião Matias, Ceuzani, Lea Matias, Edson Oliveira, Carmen Silva e Tutu Silva.
Segundo nota de imprensa, nesse concerto inserido na programação do CCM, os vários nomes da música de Cabo Verde presentes darão vozes às canções de Dulce Matias, que teve uma morte trágica na noite do dia 17 de Dezembro de 2021, na sequência de uma queda num dos restaurantes de Mindelo, onde se encontrava num convívio familiar e para assistir a um concerto musical.
A artista ter-se-á escorregado numa pequena escada e batido a cabeça no chão, o que terá provocado a sua morte.
Dulce Matias, que optou pela emigração em 1984, era dona de uma voz rouca e tinha como um dos seus ritmos de eleição a morna e a coladeira. Nas recordações da sua pequena infância, a mãe é “uma mulher simples” e cantadeira e do avô, o violinista Nhó Xima, herdou o ritmo.
“Herança” para Cultura de Cabo Verde
Como contributo e herança para a música e Cultura de Cabo Verde, Dulce Matias deixou dois discos, nomeadamente “Reservóde” (1999, que depois de reeditado em 2001, pela Idéalsongs Music passaria a chamar-se “Razâo d’existi”) e “Mel D´Cana”, álbum lançado em 2004 e que lhe valeu a nomeação para o Kora Awards 2004, na categoria de Melhor Cantora da África Ocidental.
Dulce Matias faleceu num 17 de Dezembro, curiosamente o mesmo dia em que faleceu a “Diva dos Pés Descalços”, Cesária Évora, (em 2011) e Celina Pereira (em 2020).
C/ Inforpress