PUB

Desporto

Jogos Escolares na Praia: Ministro Carlos Monteiro garante reforço do desporto escolar

O ministro da Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, garantiu este Sábado, na Cidade da Praia, que o Governo vai  reforçar o desporto escolar, dando mais “vida e subsistência” às escolas, visando o desenvolvimento do desporto. Na Praia, cerca de 7 mil alunos participam no programa que arrancou em todo país.

A afirmação foi feita à imprensa, na cerimónia de abertura da vigésima terceira edição dos Jogos Escolares, promovida pelo Ministério da Educação através da Delegação do Ministério da Educação da Praia em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude com o intuito de fomentar o intercâmbio e a mobilidade dos alunos tanto nos seus concelhos como entre as ilhas.

“Estamos aqui para reforçar o nosso trabalho no sector dos jogos escolares, voltando a dar vida ao subsector que é o desporto escolar, pois esses jogos não só são um jogo, mas o culminar de todo um trabalho”, sublinhou Carlos Monteiro, à margem da cerimónia de abertura da vigésima terceira edição dos Jogos Escolares.

Promovidos pelo Ministério da Educação, através das delegações escolares e em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude, os jogos escolares têm o intuito de fomentar o intercâmbio e a mobilidade dos alunos tanto nos seus concelhos como entre as ilhas.

Olimpíadas nacionais dos desportos escolares 

O ministro garante que, para além da comissão organizadora dos jogos, neste momento, está a ser criada uma comissão técnica que irá trabalhar até à data da apresentação das primeiras olimpíadas nacionais dos desportos escolares que decorrerá de 27 de Março a 03 de Abril.

Carlos Monteiro também avançou a realização, esta semana, de uma conferência para debater o desporto escolar com o intuito de perceber melhor, de “onde partimos, onde é que estamos agora e em que patamar queremos que o nosso desporto escolar esteja” para que as escolas sejam “viveiros de talentos” e possam alimentar clubes e selecções.

De referir que os Jogos Escolares 2022/2023, no concelho da Praia contaram com a participação de 7.000 alunos, tanto masculinos como femininos, desde o ensino básico ao secundário nas diferentes modalidades, nomeadamente, andebol, futebol, xadrez, karatê, boxe e outras.

O evento contou igualmente com a participação, pela primeira vez, do liceu de Salineiro, no Município de Ribeira Grande de Santiago.

De realçar ainda que estes Jogos Escolares estão a acontecer também em Santiago Norte e em todas as ilhas de Cabo Verde.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top