PUB

Sal

Ilha do Sal: requalificação do cais de pesca de Pedra de Lume vai fortalecer comunidades piscatórias

A comunidade de Pedra de Lume, no Sal, conta doravante com um Cais de Pesca que, além de contribuir para o fortalecimento das actividades piscatórias, é também um ponto de atracção turística e uma nova centralidade na localidade.

O Cais de Pedra de Lume, recém-requalificado, foi inaugurado, Sexta-feira, 10, numa cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes e pelo Ministro do Mar, Abrão Vicente.

O apoio às associações de pescadores, a segurança no trabalho e o reforço das infraestruturas de pesca são as valências do cais requalificado que contribuirão para o fortalecimento das comunidades piscatórias e para o processo de implementação de um centro logístico de industrialização da pesca.

Nova centralidade para Pedra de Lume.

Na ocasião, o ministro do Mar, Abraão Vicente, disse que a requalificação do cais de pesca é símbolo de uma nova centralidade que se quer dar à Pedra de Lume.

“Vamos fazer a concessão para que aqui tenha um beach bar, apoiar o turismo e implementar o museu de Pedra de Lume para contar a história desta localidade. Camos devolver a auto-estima de todos quantos nasceram nesta região”, sublinhou Abrãao Vicente.

Lugar aprazível, com segurança e conforto 

Conforme o vereador da área social da Câmara Municipal do Sal, Jocelino Cardoso, área do Cais de Pedra de Lume foi transformada num lugar aprazível, com segurança e conforto.

“Essas obras são três em um, porque temos toda essa envolvente com calçada artística, cais cimentado, e uma máquina de gelo, para produção de gelo e conservação do pescado, financiada pelo Ministério do Mar”, justificou Jocelino Cardoso, acrescentando que brevemente os pescadores serão beneficiados com um pequeno posto de combustível para abastecimento das embarcações.

“Ex-libris” da ilha do Sal

O vereador do ambiente, Francisco Correia considera o Cais de Pedra de Lume, um “ex-libris” da ilha do Sal, à semelhança de Buracona, Pontão e outros pontos da ilha que são muito procurados pelos turistas e visitantes que demandam a ilha.

“Para além da sua utilidade prática, enquanto cais de pesca, o objectivo é transformar este lugar num ponto de atracção turística. Sonhamos, desenhamos e conseguimos realizar”, enfatizou aquele vereador.

Orçada em 4.778.918$00, a requalificação do Cais de Pedra de Lume contou com o financiamento do Governo, através Ministério do Mar/Fundo Autónomo das Pescas, através de um contrato programa rubricado com a Câmara Municipal do Sal, no valor de quase 5 milhões de Escudos. As obras arrancaram em Julho de 2020.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top