A investigadora e curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), Matilde Mendonça dos Santos, lança, Segunda-feira, 30, a obra “Zelar pela Fé: Inquisição e episcopado na diocese de Cabo Verde (1646-1821)”. A obra analisa o impacto da actividade inquisitorial e episcopal na vida religiosa, cultural, social e económica de Cabo Verde.
“Zelar pela Fé: Inquisição e episcopado na diocese de Cabo Verde (1646-1821)” analisa a actividade inquisitorial e episcopal dos bispos no governo da diocese de Cabo Verde, que também detinha jurisdição sobre a região da Guiné na costa ocidental africana, e o impacto na vida religiosa, cultural, social e económica.
A obra de 278 páginas conta com o prefácio de José Pedro Paiva e foi recentemente publicada na coleção “Estudos de História Religiosa” do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (UCP-CEHR).
O seu lançamento em Cabo Verde está marcado para Segunda-feira, 30 de Janeiro, pelas 17 horas, na Sala de Conferências do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde.
A apresentação estará a cargo de Jairzinho Lopes Pereira, da VID Specialized University de Stavanger, na Noruega.