PUB

Política

Santo Antão: Guterres constata resiliência agrícola no Vale do Paul após anos de seca

O secretário-geral das Nações Unidas constatou neste domingo,22, a resiliência agrícola dos agricultores do Vale do Paul, em Santo Antão, através do projeto “Fomento de Práticas Agrícolas Sustentáveis”. Neste sentido, António Guterres disse que Cabo Verde está na linha da frente  dos efeitos das mudanças climáticas.

António Guterres conversou com agricultes do Vale do Paul e se inteirou do projeto que pretende transformar o setor agrícola e fomentar a criação de empregos para quase 100 jovens e mulheres e 90 agricultores.

Ao todo, são beneficiados 285 pequenos produtores de feijão, cassava, banana, café, papaia, couve e outros alimentos.

Afetados pela seca

O Vale do Paul enfrenta os sinais das mudanças climáticas com quedas do fluxo de água para a agricultura e a redução no número de rebanhos.

O Vale tem  pouco mais de 7 mil moradores, abriga o que a especialista da FAO, Katya Neves, descreve como um jardim experimental com vários tipos de cultivos.

O projeto “Fomento de práticas agrícolas sustentáveis”  no município de Paúl conta com o financiamento de Luxemburgo, entre outros doadores, e tem o apoio da agência da ONU para Alimentação e Agricultura,

FAO, e do Programa para o Desenvolvimento, PNUD.

PUB

PUB

PUB

To Top