PUB

Desporto

Torneio UFOA: Seleção feminina de futebol de Cabo Verde defronta Guiné-Bissau, hoje, no jogo inaugural

A selecção sénior feminina de futebol de Cabo Verde defronta, hoje, Sexta-feira, a sua congénere da Guiné-Bissau no jogo inaugural do torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA). A partida terá lugar pelas 16 horas no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.

Em declarações à imprensa, a selecionadora nacional, Silvéria Nédio, garantiu que a sua equipa está “motivada e na máxima força” para essa partida que, conforme realçou, reveste-se de um grande simbolismo uma vez que, além de estarem em campo selecções de dois países irmãos, também acontece numa data histórica, 20 de Janeiro, em que se assinala o assassinato de Amílcar Cabral, herói nacional de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

Silvéria Nédio recorda que as duas selecções já se encontraram em duas ocasiões e admite que vai ser um jogo muito competitivo. Porém, mostrou-se muito confiante na vitória porquanto a sua equipa está “motivada e na máxima força”. As duas jogadoras que apresentavam pequenas mazelas já estão recuperadas.

“A nossa selecção está galvanizada, muita empolgada e ansiosa para que o jogo comece”, confessou a Selecionadora Silvéria Nédio, cuja equipa técnica é também constituída pelo selecionador Adjunto Gustavo Pires “Gust”, tendo como Diretora Desportiva, Lúcia Moniz.

Depois de uma semana de treinos na Cidade da Praia, a selecção cabo-verdiana já conta com Tixa, Sasha, Dina e Leonilde (Leo) Rodriguez, três integrantes da equipa nacional que jogam em Portugal.

“Jogo de irmãos”

O selecionador da Guiné-Bissau, Romão dos Santos, não escondeu a sua satisfação pelo facto de a sua selecção estar a jogar em Cabo Verde, um pais irmão, que, apesar de tudo, espera vencer neste torneio da UFOA.

Romão dos Santos lamentou que a selecção da Guiné-Bissau tenha tido pouco tempo de preparação, mas manifestou-se igualmente confiante na vitória frente à selecção de Cabo Verde.

Lista das convocadas de Cabo Verde

Guarda-redes: Nádia (Jovens Unidos) e Jacinta (Seven Stars)

Defesas: Zuzu (Mindelense), Jô (Seven Stars), Evy (Jovens Unido), Romina (Llana – Sal), Varsénia (Seven Stars), Lariza (Llana – Sal) e Leh (ADEC).

Médio: Alcione (Mindelense), Djuá (Mindelense), Grampola (Sevens Stars), Cristy (Real Sociedad) Ruth (Mindelense), Diana (Vitoria SC – Portugal), Sasha (Amora – Portugal) e Edna (Seven Stars).

Avançadas. Camoca (Seven Stars), Vá (Seven Stars), Sara (ADEC), Aicha (Mindelense), Tixa (Mirandela – Portugal) e Leo (Atlético Ouriense – Portugal).

Recorde-se que o torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA), que decorre de 20 a 29 de Janeiro, na Ilha do Sal, conta com as participações de Cabo Verde, enquanto país anfitrião, Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa, as quais já se encontram na ilha do Sal. As selecções da Libéria e do Mali cancelaram as suas participações.

Cabo Verde faz parte do grupo A que também integra as seleções da Guiné-Bissau e Mauritânia. Do grupo B fazem parte Senegal, Guine Conacri, Serra Leoa e Gâmbia.

PUB

PUB

PUB

To Top