PUB

Santiago

FAC assinala cinquentenário de Cabral na Assomada

A Fundação Amílcar Cabral (FAC) está a assinalar o cinquentenário da morte do seu patrono no concelho de Santa Catarina, interior de Santiago. Da agenda consta um conjunto de actividades, que decorrem em conjunto com a autarquia local e o Liceu Amílcar Cabral. O ponto alto será o acto central a ser presidido pelo Presidente da República.

Segundo o administrador da FAC, Adão Rocha, assinalar 20 de Janeiro em Santa Catarina tem razões óbvias por ser este o concelho onde Amílcar Cabral viveu parte da infância, uma experiência que terá deixado nele marcas indeléveis.

“A nossa programação para cinquentenário arrancou no dia 16 com uma palestra na Universidade de Santiago, com dois temas, ‘Cabral Humanista’ e ‘Cabral, o agrónomo e ambientalista’, este segundo tema mostra o homem que foi ambientalista antes da hora. Isto porque, no tempo de Amílcar Cabral, o termo ambientalista ainda não existia. O seu trabalho no campo da agricultura, no Alentejo (Portugal), e depois na Guiné e em Angola, continua a inspirar”, conta o nosso interlocutor.

Um outro evento realizado no âmbito de 20 de Janeiro foi a exposição “Cabral, o homem e a sua obra”, inaugurada na segunda-feira,16, no centro cultural Norberto Tavares.

Ontem, quarta-feira,18, foi realizada no mesmo concelho, uma “conversa entre as gerações” no Liceu Amílcar Cabral, para a troca de ideias com gerações mais antigas, nomeadamente os combatentes da liberdade da pátria, aqueles que fizeram a luta da libertação, aqueles que foram companheiros de Amílcar Cabral.

Estão ainda programadas outras actividades, nomeadamente, “Sentir Cabral”, evento direcionado para as escolas de ensino básico de Santa Catarina, sobre forma de poesias, conto, resenhas, etc.

Ponto alto presidido pelo PR

Torneios desportivos com jovens do ensino secundário estão também em agenda, sendo que o ponto alto para assinalar o cinquentenário da morte de Amílcar Cabral será o acto central que decorrerá amanhã, 20, às 11 horas, na Assomada, presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves.

A programação será encerrada na noite do mesmo dia com a gala “Cantar Cabral”.

“Promover” Amílcar Cabral no dia-a-dia

Fora das actividades programadas para assinalar os 50 anos da morte de Amílcar Cabral, entre outras que surgirão para celebrar o centenário do seu nascimento, em Setembro de 2024, Adão Rocha diz que a Fundação tem também iniciativas do dia-a-dia.

Isto, mesmo sendo uma organização sem fins lucrativos que, como outras, enfrenta dificuldades, sobretudo financeiras.

“Fizemos o simpósio internacional e, para breve, vamos publicar os seus resultados. Estamos a trabalhar as inscrições dos trabalhos sobre Amílcar Cabral no programa ‘Memórias do mundo’ para tornar um património universal, os escritos de Cabral”.

Isto, avança, além de receberem estudantes, investigadores, apoiando-lhes no que precisam.

“Recebemos também muitos turistas no Museu Amílcar Cabral, sobretudo quando temos turismo de cruzeiros”, conta, destacando ainda, outros eventos, o ciclo de cinema sobre Amílcar Cabral, que decorreu no Mindelo em Dezembro passado.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 803, de 19 de Janeiro de 2023

PUB

PUB

PUB

To Top