A Ocean Race, a maior regata do Mundo, deve começar a chegar a São Vicente a partir das 22h desta Sexta-feira, 20 de Janeiro. Cabo Verde vai receber, assim, a primeira paragem de sempre da regata em África Ocidental, passando a ser o segundo país africano a receber a prova.
A Regata Ocean Race (antiga Volvo Ocean Race) arrancou de Alicante (Espanha) a 15 de Janeiro de 2023 e termina em Génova (Itália) seis meses e 60 mil quilómetros depois, com passagens por países como África do Sul, Argentina, Dinamarca, Alemanha e Itália.
Segundo o director de Operações de Mar da Ocean Race Cabo Verde, Bruno Santos, já se encontra em São Vicente um “efectivo enorme” da Guarda Costeira e da Polícia Marítima, que vai ajudar a garantir a segurança do evento.
Zona de Navegação Condicionada
Neste sentido, foi criada uma Zona de Navegação Condicionada para garantir segurança na chegada e na largada da regata e evitar acidentes com barcos na baía do Porto Grande.
Esta zona, segundo Bruno Santos, foi criada em concertação com a Enapor, o Instituto Marítimo e Portuário (IMP), a Capitania dos Portos, para evitar que os barcos fora da regata interfiram no meio da regata e que não haja nenhum incidente.
“O IMP emitiu um aviso aos navegadores que, no fundo, criou uma Zona de Navegação Condicionada aqui onde iremos fazer as regatas entre o Porto Grande e o ilhéu dos Pássaros”, explicou.
Actividades na Vila Ocean Race
Durante a estada da regata em São Vicente, a organização preparou uma série de actividades na Vila Ocean Race, que inclui shows com artistas cabo-verdianos como Ceuzany, Dieg, o grupo “Os Tubarões”, apresentação de grupos de Carnaval, performance dos “Mandingas” e ainda feira de artesanato.
Haverá ainda uma ala de gastronomia, além de conferências para debater temas relacionados com o desporto náutico, preservação e sustentabilidade dos oceanos, entre outros temas.
C/ Inforpress