O Presidente da República disse, esta segunda-feira, 16, que o país deve se prevenir para a chegada de novas pirogas com imigrantes da Costa de África, no sentido de prestar toda a assistência necessária. As recentes ocorrências, segundo diz, podem ser um indício de que há mais pirogas a chegar ou de que há mais acidentes do tipo a acontecerem aqui perto, ao largo de Cabo Verde.
Numa transmissão de vídeo, em direto, feita na sua página do Facebook, José Maria Neves informou que já falou com o Presidente da Câmara Municipal da Boa Vista e exortou a sociedade civil, os poderes locais e o Governo à mobilização de assistência aos 90 imigrantes clandestinos que deram à costa, este domingo, na ilha da Boa Vista.
“É preciso a mobilização de toda a sociedade civil e de todas as autoridades locais, no sentido de prestar assistência a essas pessoas. E é fundamental também o apoio do Governo, no sentido de acudir estas pessoas que chegaram”, encorajou o Chefe de Estado.
Indícios de outros acidentes
Entretanto, segundo alertou, é muito mais importante a criação de condições para prevenir futuras chegadas, lembrando que, em Setembro do ano passado, havia também chegado uma piroga, com oito pessoas.
“Em setembro também tinha dado à costa uma piroga com oito pessoas. Essas pessoas já regressaram aos seus países de origem e, agora, chegam mais 90 pessoas, o que é um indício de que poderão estar a chegar mais pirogas ou poderão estar a acontecer mais acidentes aqui perto de Cabo Verde”, analisou.
Neste sentido, disse, é importante criar formas de prevenir e de acompanhar situações desta natureza.
José Maria Neves reforçou ainda a sua solidariedade com a Câmara Municipal da Boa Vista e disse estar a acompanhar atentamente este processo, apelando ao apoio e mobilização de todos.