PUB

Cultura

“Uma Pedra Contra o Firmamento” de José Luís Tavares apresentado no Tarrafal

O escritor e poeta cabo-verdiano, José Luiz Tavares, radicado em Portugal, apresenta este sábado,14, o seu mais recente livro, “Uma Pedra Contra o Firmamento” em Tarrafal de Santiago, seu concelho natal.

 Na altura do lançamento em Portugal, o Centro Cultural de Cabo Verde que acolheu o evento avançou em nota de imprensa que “Uma Pedra Contra o Firmamento” é um “impressionante e edificante” testemunho de “um dos mais relevantes poetas cabo-verdianos”.

O livro abarca um período de vinte e três anos (1999-2022) e tem o seu contraponto no combate pela “desratização” da literatura cabo-verdiana.

A obra de 600 páginas compila discursos, intervenções, entrevistas, polêmicas cívicas e literárias, notas antropológicas, históricas, paisagísticas, políticas e sociais sobre Cabo Verde (estas em regime de escritos de viagem).

Inclui ainda, estudos sobre a sua própria obra, e até um longo poema sobre a marginalidade poética, contraposta a uma certa marginalidade social, neste segundo ponto, tomando como objecto os “thugs” da cidade da Praia.

A sua apresentação este sábado, no Tarrafal, estará a cargo de Adilson Carvalho Semedo.

Sobre o autor

José Luiz Tavares nasceu, a 10 de Junho, dia de Camões, no Tarrafal de Santiago, em 1967. Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde vive em “exílio voluntário”, dedicado à sua obra.

Vencedor de vários prémios, no país e em Portugal, publicou 19 livros desde a sua estreia em 2003, com Paraíso Apagado por um Trovão.

Alguns dos seus livros integram o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde e Portugal, traduzidos ainda para inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, mandarim, neerlandês, russo, finlandês, catalão, galês e letão.

PUB

PUB

PUB

To Top