Os alunos do 12º ano da Escola Secundária Horace Silver, no Maio, serão os beneficiados da primeira sessão de um conjunto de palestras, sobre a importância do uso consciente e correto do dinheiro. A iniciativa, denominada Educação Financeira nas Escolas, é desenvolvida pelo jovem Danelson Semedo, formado em gestão.
A sessão terá lugar no dia 09 de janeiro, segunda-feira, e tem como alvo os alunos pré-universitários, tendo em conta que muitos estudantes tem necessidade de se mudar da sua ilha natal ou do país, para a continuidade dos estudos.
Conforme o promotor, natural da ilha do Maio, nem todos estão preparados para o grande desafio que é a boa gestão do dinheiro.
“Essa palestra possibilita o acesso ao conhecimento e a construção de uma geração de valor, que tende a tomar decisões baseadas em premissas como poupar, consumo consciente, investir e se tornar capaz de rentabilizar os seus recursos, escrevendo um futuro promissor de forma planeada”, explica Danelson Semedo.
Quebrar um tabu
Assuntos relacionados com o dinheiro, conforme frisa, ainda são considerados um tabu, nem sempre abordados nas escolas ou em casa, pelos pais e encarregados de educação.
O projecto Educação Financeira nas Escolas tem a sua estreia na ilha do Maio, mas, o objectivo é levá-lo a outras escolas do país.
A primeira palestra, que conta com o apoio da Caixa Económica, da Pró Empresa, do ISCEE, MIM, da Associação Cadjitinha, B2, CM Maio e da MM Criativa, vai contar com a participação da mestre em economia Júlia Ferreira, especialista em educação financeira, mas também de outros especialistas na área de gestão.