O deputado e candidato a presidente do Movimento para a Democracia, Orlando Dias, vai apresentar, esta sexta-feira, 6, aquilo que denomina de uma Nova Carta Política para unir o MpD e a nação cabo-verdiana.
Em comunicado, divulgado pela candidatura à liderança do partido ventoinha, Dias promete uma liderança com visão impulsionadora dos cabo-verdianos, agregadora de um partido plural e organizado, descentralizado e voltado para uma política moderna.
O objectivo, conforme diz, é “resgatar o MpD e devolver o Partido aos militantes”, numa lógica de defesa da cultura republicana, mas tambem de um partido com futuro.
Dar novo fôlego à democracia
Para o país, defende a necessidade de “dar novo fôlego à democracia”, nomeadamente através da Revisão Constitucional, do combate ao nepotismo, ao clientismo, amiguismo e ao compadrio.
Orlando Dias sustenta, ainda, a necessidade de uma sociedade justa e solidária, “que garanta o emprego, reduza as diferenças salariais e a desigualdade social, ao mesmo tempo que combate as discriminações”.
A sua Nova Carta Política, que pretende preservar o passado, renovar o presente e enfrentar o futuro, vai ser apresentada esta sexta-feira, 06 de janeiro, na cidade da Praia.