PUB

Sociedade

Festas de passagem de ano um pouco por todo o país

Com o ano de 2022 a despedir-se, o que não falta são as opções de festas de “Virada de Ano” um pouco por todo o país e sem as restrições da covid-19. Praia, São Vicente, Sal e Boa Vista estão entre os mais procurados para o Réveillon. As ofertas de comes e bebes e animações são muitas com festas privadas que chegam a custar 12 mil escudos.

Na cidade da Praia, opções apresentadas em bares, restaurantes, espaços culturais entre outras festas privadas chegam a custar 12 mil escudos. 

Além disso, a autarquia local apresenta no Largo de Quebra Canela a tradicional festa “Virada de Ano”, um show com fogo-de-artifício e espetáculo de artistas.

Zé Mário (ex-Bulimundo), SOS Mucci, MC Acondizé, PCC, Vanessa e Sandro Monteiro são as vozes que vão animar o show. O encerramento do espetáculo fica a cargo do “rei do pop cabo-verdiano” Gil Semedo.

O evento no dia 31, a partir das 22 horas, irá prolongar-se até às 4 horas de madrugada, segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia.

“Espera-se contar com a presença de milhares de pessoas, oriundas dos diversos municípios da ilha de Santiago e de outras paragens para desfrutarem de um ambiente de muita música, cor, brilho e confraternização”, afirmou Garcia à Inforpress.

Relativamente à segurança disse que estará garantida, apontando a colaboração de um total de 40 efectivos da Polícia Nacional, da presença da Guarda Municipal, da Delegacia de Saúde, Cruz Vermelha, Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE), bombeiros e Protecção Civil. 

Fim de Ano em Santa Catarina

Trakinuz, Lito Freire, Fidjus di Code di Dona, Annah Shantel, Mito Kaskas, Bedja KP, Eddu Egroove, Buguin Martins, Edmira Gonçalves e MC Neguinho são os artistas que vão animar o show de Passagem de Ano em Assomada, Santa Catarina. Para além dos artistas, o público poderá assistir também um espetáculo de fogo-de-artifício.

Reveillon em São Vicente

Em São Vicente, a festa de Réveillon, iniciativa da Câmara Municipal da ilha, está por conta dos artistas Denis Graça, Deejay Telio e a banda Bulimundo, considerados os principais atractivos do baile de passagem de ano na Rua de Lisboa.

A festa inicia por volta da meia-noite e meia com um leque diversificado de artistas locais e convidados, entre eles a Banda Serenata, Leonel Almeida, Constantino Cardoso, Edson Oliveira, João Eugénio e Gabriela Mendes.

Haverá ainda o tradicional fogo-de-artifício, a marcar a entrada no novo ano. 

Fora este evento, as festividades de fim de ano em São Vicente, arrancam mal cai a noite com o “tocá racordai”, prosseguem com o “pit na baia” e prolongam-se madrugada fora com bailes para todos os gostos e bolsos.

Para além dos bailes dos hotéis, não faltam, igualmente, os bailes de malta, um pouco por toda a ilha. 

Fazendo o seu trabalho estará a Polícia Nacional, a partir das 22 horas de Sexta-feira, 31, até a madrugada de Primeiro de Janeiro, no âmbito do plano “Passagem de Ano em Segurança”.

Sal e Boa Vista: passagem de ano “inesquecível” 

A ilha do Sal, um destino muito procurado, sobretudo pelos turistas nórdicos, ingleses, alemães, espanhóis, portugueses, entre outras nacionalidades, nesta quadra festiva promete também uma passagem de ano inesquecível.

Além dos hotéis, todos os locais de hospedagem, residenciais e pensões estão, igualmente, preenchidos, não só por turistas, mas também por cabo-verdianos que escolheram a ilha do Sal para passarem o Natal e o Réveillon, uns com a família e outros nem por isso. 

Igualmente estes espaços da ilha do Sal prometem um menu especial de Réveillon, com jantar dançante e muita animação. 

Sendo também uma ilha turística, a passagem de ano na Boa Vista promete ser “das melhores” à semelhança das ofertas da ilha do Sal. Hotéis, pensões, restaurantes entre outros espaços, preparam festas de fim de ano com comes e bebes e muita animação.

Cada um à sua maneira, as ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Maio, Fogo e Brava têm também as suas actividades de passagem de ano com fervor sobretudo à meia-noite de Sábado para Domingo, último fim-de-semana de 2022.

Recorde-se que com as limitações impostas pela covid-19, a Festa de Réveillon à moda do que o povo está acostumado, não acontecia desde 2019.

PUB

PUB

PUB

To Top