Portugal anunciou hoje um apoio humanitário a Cabo Verde no valor de 580 mil euros para ajudar o arquipélago a mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, a crise alimentar e a seca prolongada.
“Portugal concedeu a Cabo Verde um apoio extraordinário no valor superior a 580 mil euros (583.462 euros) que se destina a mitigar os efeitos cumulativos da pandemia de covid-19, da crise alimentar mundial e dos efeitos da seca prolongada naquele país”, lê-se numa nota enviada à Lusa, na qual se explica que o apoio é dividido entre ajuda orçamental e o envio de 6,7 toneladas de leite em pó.
Parceiros de excelência
“Portugal e Cabo Verde são parceiros de excelência – e para um país irmão, temos de estar presentes em todas as horas. O Governo português não podia ficar indiferente ao apelo cabo-verdiano para fazer face à ‘tripla crise’ e, assim, mobilizou recursos em várias áreas governativas, incluindo a experiência da Cooperação Portuguesa, para lograr este apoio que vai ter um impacto muito positivo em Cabo Verde”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, citado no comunicado.
Por seu lado, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes defendeu que “ninguém pode ficar para trás e é com este espírito de solidariedade global que Portugal assume este acordo de parceria; a segurança alimentar e o acesso a alimentos de qualidade tornaram-se desafios ainda maiores e que nos convocam, ainda mais, a unir esforços”.
Emergência social e económica em Cabo Verde
Vale relembrar que o primeiro-ministro cabo-verdiano declarou em Junho a situação de emergência social e económica no país devido aos impactos da guerra na Ucrânia, anunciando medidas de mitigação com um custo total de mais de 80 milhões de euros em 2022.
Já esta semana, o Governo cabo-verdiano prorrogou por mais seis meses, até ao final de Junho de 2023, o programa de mitigação da escalada de preços devido à guerra na Ucrânia, conforme resolução aprovada em Conselho de Ministros.
C/ Inforpress/ Lusa