PUB

Sociedade

Polícia Nacional diz que Natal deste ano foi “mais tranquilo” que do ano passado

A Polícia Nacional (PN) avançou, esta Segunda-feira, 26, que no Natal deste ano, registou-se uma fraca movimentação de pessoas nas ruas e uma diminuição de ocorrências, comparativamente ao ano passado. O hospital central Agostinho Neto, na Praia, recebeu 85 pessoas por diversas situações relacionadas com crimes e acidentes de viação.

José Cabral, porta-voz do Comando Regional da Polícia Nacional de Santiago Sul e Maio, que falava em conferência de imprensa para balanço do plano da Polícia Nacional para o Natal, assegurou que esse balanço não só se deveu a várias operações policiais levadas a cabo em concertação com outras entidades, mas também à detenção de alguns meliantes.

O plano que arrancou no dia 15 de Dezembro com cerca de 500 efectivos da PN para a operação Natal/Fim-de-ano, na região Santiago Sul e Maio, tem como principal objectivo diminuir o sentimento de insegurança e da sinistralidade rodoviária, bem como a prevenção e diminuição da criminalidade nesta quadra festiva.

Dados de apreensões e detenções

Segundo indicou, no período entre 22 e 26 de Dezembro foram revistadas nas ruas e detidas 22 pessoas, que foram encaminhadas para o Ministério Público, 16 pessoas foram detidas para averiguação e 118 para identificação.

Foram apreendidos um total de 61 objectos de 23 tipos diferentes, com destaque para três armas de fogo, sendo um Browning 7,65 mm, um 6,35mm e dois “boca bedjo”, uma munição calibre 9mm, uma munição calibre 6,35 mm, 25 armas brancas e vários produtos de roubo/furtos, bem como materiais usados nos crimes.

Acidentes e viaturas fiscalizadas

A nível de trânsito, conforme destacou o comandante, foram registados 55 acidentes. 813 viaturas foram fiscalizadas, das quais quadro do Estado. Foram igualmente apreendidos 48 veículos, 89 documentos, sendo três clandestinos. As coimas aplicadas totalizam o montante total de 1.825.000.  

No mesmo período, a PN fiscalizou 14 estabelecimentos comerciais e recebeu 95 denúncias nas esquadras da região Santiago Sul e Maio. 

Por sua vez, o hospital central Agostinho Neto, da cidade da Praia, recebeu 85 pessoas por diversas situações relacionadas com crimes e acidentes de viação.

Apelo para se manter alerta

Tendo em conta que o final do ano “é normalmente mais agitado” do que o Natal, o comandante José Cabral apela, principalmente aos emigrantes e estudantes em férias, para que se mantenha o mesmo comportamento da época natalícia.

Entretanto, para o final do ano, assegurou que estarão ainda mais reforçados, pois serão intensificadas as fiscalizações rodoviárias a nível do controlo de álcool aos condutores, tendo em conta os eventos da época.

Reforço com novos agentes em formação 

Instado sobre a possibilidade de a Polícia Nacional vier a dar continuidade às suas acções durante o todo o ano para fazer face à onda de criminalidade, sobretudo na Cidade da Praia, José Cabral garantiu que haverá sempre presença policial nos locais mais críticos, sendo que as acções da PN serão reforçadas com o término do curso de novos agentes.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top