PUB

Economia

Operação Natal da IGAE detecta venda de brinquedos perigosos e problemas de higienização nas padarias

Imagem: inforpress

A venda de brinquedos considerados perigosos para as crianças e problemas ligados à higienização nas padarias são as principais ocorrências registadas pela Inspecção-geral da Actividade Económica (IGAE) durante as inspeções feitas no quadro das festas de Natal.

Conforme informações avançadas à agência cabo-verdiana de notícias, Inforpress, esta Segunda-feira, 26, pelo inspetor-geral, Paulo Monteiro, durante as 81 inspeções realizadas entre 10 e 24 de Dezembro foram registadas 50 infrações, das quais 21 darão lugar a processos de contraordenação.

Essas inspecções, que abrangeram as áreas dos brinquedos e das padarias na cidade da Praia e no Mindelo, visaram, segundo Paulo Monteiro, garantir a segurança da saúde pública no período da época natalícia. 

Assim, conforme aquele responsável, a IGAE retirou do mercado uma quantidade considerável de brinquedos considerados perigoso, designadamente pistolas, espadas, granadas, algemas e outros brinquedos cortantes, considerados perigosos para as crianças.

Problemas de higienização nas padarias

No que se refere às padarias, Paulo Monteiro, adianta que a situação constatada no terreno não foi a ideal, verificando-se, inclusive, aspectos de algum “nível de preocupação” no que tange à higienização do espaço.

Aquele responsável disse, no entanto, que, tendo em conta o espírito da época natalícia, nenhum estabelecimento foi encerrado ou suspenso temporariamente, tendo-se optado por uma acção preventiva através da sensibilização e recomendações para a introdução de melhorias.

“Quando detectamos situações anómalas, damos 24 horas a essas padarias para verificarem o que os inspectores detectaram no momento. E, 24 horas depois, regressamos com a mesma equipa para certificar se as recomendações foram acatadas”, explicou Paulo Monteiro.

Actuação mais firme no próximo ano 

Paulo Monteiro avançou que, tendo em conta a situação constatada durante a operação Natal deste ano, a IGAE vai estar “mais atenta” no próximo ano através de uma ofensiva forte na área das padarias. Prometeu, igualmente, uma actuação mais firme em caso de prevaricação.

Recorde-se que a operação Natal da IGAE foi levada a cabo em parceria com a Polícia Nacional.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top