Reduzir o consumo do sal e do açúcar e manter uma alimentação saudável são as recomendações da nutricionista Denise Leite sobretudo para as ceias de Natal e Fim-de-Ano. Esta profissional defende que, mesmo estando em períodos festivos, é necessário evitar exageros tanto na alimentação, como no consumo das bebidas.
Para as pessoas que sofrem com pressão arterial alta, colesterol e diabetes, recomenda-se práticas alimentares saudáveis, evitando, por exemplo, o consumo exagerado de sal e açúcar e a aposta em saladas de frutas, verduras e legumes.
Em relação a bebidas, a especialista aconselha que se deve beber água e sumos naturais e evitar o consumo exagerado do álcool.
Preferir cozidos e assados em vez de fritos
No que tange à preparação de carnes e peixes, a nutricionista aconselha o consumo de assados, cozidos, ao invés de fritos.
Denise Leite alerta ainda às pessoas que sofrem de doenças não transmissíveis, como diabéticos e hipertensos, a manterem as suas orientações médicas, podendo experimentar um pouco de sobremesas e outros alimentos, uma vez que os exageros podem ocasionar complicações.
Não obstante a crise que assola o país e o mundo e que dificulta muitas famílias vulneráveis na escolha de alimentos saudáveis, a nutricionista sugere que deve haver um esforço no sentido de uma alimentação saudável para todos.
C/ Inforpress