Assinala-se este sábado,17, 11 anos do falecimento de Cesária Évora, considerada por muitos a maior intérprete da “morna rainha di nôs terra”. Hoje estreia na Praia o documentário inédito “Cesária Évora”, da escritora e jornalista Ana Sofia Fonseca, pelas 20h na Assembleia Nacional, com entrada gratuita, mediante levantamento antecipado do bilhete.
Completa-se este sábado, 17, 11 anos do falecimento de Cesária Évora, eternizada como Rainha da Morna de Cabo Verde, e aquela que contribuiu indelevelmente para levar esse Património Mundial da Humanidade aos quatro cantos do mundo, numa interpretação sem fronteiras nem barreiras linguísticas.
Cize, como era carinhosamente tratada, recorde-se, faleceu no Hospital Baptista de Sousa, na sua terra natal, Mindelo, vítima de insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada.
Documentário estreia hoje na Praia
Nesta data cheia de significado, depois de ter percorrido São Vicente e Santo Antão, o badalado documentário “Cesária Évora”, da escritora e jornalista Ana Sofia Fonseca, estreia hoje na Praia, pelas 20h, na Assembleia Nacional, com entrada gratuita.
Amanhã, 18, há duas sessões (16h e 18h), igualmente na Assembleia Nacional de Cabo Verde, de forma gratuita.
Os bilhetes podem ser levantados no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Assembleia Nacional de Cabo Verde e na Livraria Nhô Eugénio (Achada Santo António).
Contributos inéditos
Este documentário intimista, realizado entre Portugal, França e Cabo Verde, conta com imagens de arquivo nunca antes vistas, gravações inéditas e testemunhos únicos de pessoas que privaram e conheceram muito de perto a cantora, como a neta Janete Évora e o antigo manager José da Silva, que conheceram a mulher por trás da lenda.
A longa-metragem “emocionante e surpreendente” leva o público ao mais íntimo e desconhecido da cantora que levou Cabo Verde ao mundo.
Segundo os promotores, não se trata de um filme de música, pois cruza diversos contextos sociais e políticos da vida de Cesária, e aborda temas universais como a liberdade, a igualdade racial e de gênero.