“Boita e Raboita des Mundo”, a nova produção cinematográfica do grupo de teatro Tikai, que homenageia o falecido membro Toty, vai estrear no próximo dia 18 deste mês, no polivalente local de São Salvador do Mundo, pelas 17h.
Conforme nota de imprensa do grupo, foi neste município onde foram feitas todas as filmagens deste novo trabalho, pelo que foi o local escolhido para a primeira apresentação.
O trabalho compara, segundo explicam, de forma simples e cómica, a antiga sociedade cabo-verdiana e a actual, com a avaliação do “antes” e do “depois”, pondo na balança as dificuldades, os desafios existentes em cada época, mas também os valores, os exemplos, as conquistas, e as mudanças que ocorreram, umas boas, outras nem tanto.
Depois de uma paragem de 5 anos, feita logo após o lançamento do filme “Filho Pródigo” e, segundo dizem, “graças aos milhares de pedidos dos muitos fãs e seguidores”, Tikai e o seu grupo de teatro regressam com mais esta recente produção, “Boita e Raboita des Mundo”.
Homenagem a Toty
As filmagens decorreram durante 5 dias em Picos e o trabalho conta com a participação de 20 actores, 50 figurantes, assim como de vários grupos musicais locais, com destaque para o grupo de batuque “Renascer”.
O filme pretende ainda homenagear o actor Gustavo da Moura, mais conhecido por Toty, membro do grupo de teatro Tikai, falecido em 2022, e que participou na peça original, apresentada em 2001, no Festival Mindelact.