O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu, Sábado, no Mindelo, São Vicente, o Grande-Colar da Ordem da Liberdade, o mais alto grau da Ordem, a Amílcar Cabral, herói e considerado pai da nacionalidade cabo-verdiana. A distinção foi entregue a Pedro Pires, ex-presidente da República de Cabo Verde e colega de Amílcar Cabral durante a luta de libertação nacional.
A entrega desta insígnia, o mais alto grau da Ordem, concedido a chefes de Estado estrangeiros, aconteceu durante a cerimónia de outorga, a título póstumo, do grau de Doutor Honoris Causa a Amílcar Cabral, realizada pela Universidade do Mindelo (UM) em comemoração ao 20º aniversário dessa universidade.
Segundo o chefe de Estado português já todos os seus antecessores, casos de António Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva haviam prestado, por diversas vezes, o tributo devido ao “homem grande”, Amílcar Cabral.
Amílcar Cabral, reconhecido a nível universal
Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que todos anteriores Presidentes da República de portuguesa haviam condecorado os chefes de Estado das pátrias independentes nascidas das lutas dos anos 60 e 70, mas, faltava condecorar “aquele que não chegou a chefe de Estado por uns meses”, ou seja, Amílcar Cabral.
“Apesar de ter sido um pioneiro de entre os pioneiros, porventura, o mais reconhecido a nível universal, por aquilo que era, por aquilo que simbolizava e por aquilo que simboliza hoje e simbolizará amanhã o homem grande Amílcar Cabral. Como esperar um dia mais para prestar a homenagem por tanto tempo adiada?”, questionou Marcelo Rebelo de Sousa que depois entregou o colar a Pedro Pires, ex-presidente da República de Cabo Verde e colega de luta de libertação nacional de Amílcar Cabral.
“Na conclusão deste acto académico, peço permissão à vossa excelência, magnífico reitor e ao ilustre claustro mestres e doutores, para entregar ao Sr. comandante Pedro Pires e, através dele, a família do homem grande, o grande colar da Ordem da Liberdade em nome de Portugal”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa na ocasião.
Cabral, símbolo da liberdade e da democracia
Por sua vez, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, defendeu que o gesto de atribuir o Grande-Colar da Ordem da Liberdade a Amílcar Cabral foi “um dos momentos mais poderosos da cerimónia” da cerimónia realizada Sábado, 10, pela Universidade do Mindelo (UM) para outorgar, a título póstumo, o grau de Doutor Honoris Causa a Amílcar Cabral.
Conforme argumentou o chefe de Estado cabo-verdiano, “Cabral lutou pela liberdade, é o grande símbolo da liberdade da África, é o grande símbolo da liberdade e da democracia em Portugal”.
Neves fez ainda questão de lembrar que Amílcar Cabral respondeu numa das conferências de imprensa, que terá dado, que “a luta de libertação nacional seria também um contributo ao lado dos antifascistas portugueses para a democratização de Portugal”.
Compromisso de luta comum
O Presidente da República de Cabo Verde considerou igualmente que o gesto de Marcelo Rebelo de Sousa vem selar o compromisso da luta comum dos antifascistas portugueses, das colónias português, dos combatentes pela liberdade de Portugal e dos combatentes pela liberdade de Cabo verde e de todas as outras ex-colónias portuguesas.
“É um gesto de reconhecimento também aos antifascistas português e a todos aqueles que, no Campo de Concentração do Tarrafal (em Santiago) sofreram porque quiseram sempre lutar também pela liberdade e pela democracia em Portugal. Eu agradeço-lhe como cidadão, como Presidente da República de Cabo Verde e como um amigo e da família de Amílcar Cabral e como um grande admirador de Amílcar Cabral”, afirmou José Maria Neves.
De acordo com as Ordens Honoríficas Portuguesas, o Grande-Colar da Ordem da Liberdade é concedido pelo Presidente da República a antigos chefes de Estado e a pessoas cujos feitos, de natureza extraordinária e especial relevância para Portugal, os tornem merecedores dessa distinção. Pelo que, constitui a máxima honra outorgável no âmbito das Ordens Honoríficas Portuguesa.
C/Inforpress