A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, cancelou as comemorações do Dia da Independência marcadas para a próxima sexta-feira e ordenou que o orçamento fosse usado para construir dormitórios para crianças com necessidades especiais.
A 61ª edição do Dia da Independência estava orçada em $445.000, que serão usados para construir oito dormitórios em escolas primárias em todo o país, conforme avança o site Africanews.
O ministro de Estado da Tanzânia, George Simbachawene, disse na segunda-feira,5, que o dinheiro foi desembolsado e que o país celebrará o Dia da Independência com diálogos públicos sobre o desenvolvimento.
Normalmente, as comemorações do Dia da Independência ficam marcadas por uma festa com toda a pompa e circunstância, habitual e banquetes de Estado.
No entanto, esta não é a primeira vez que a Tanzânia cancela as comemorações.
Em 2015, o então presidente John Magufuli cancelou as comemorações e redirecionou fundos para a construção de uma estrada em Dar es Salaam. Em 2020, ele fez o mesmo e ordenou que o orçamento fosse usado para comprar instalações médicas.
Primeira mulher chefe de Estado da Tanzânia
Samia Suluhu Hassan, recorde-se, é a primeira mulher chefe de estado da Tanzânia.
Actualmente, apenas a Tanzânia e a Etiópia têm chefes de estado mulheres.
Samia já tinha surpreendido ao ordenar que policiais mais fortes do país perdessem peso para serem mais eficientes no trabalho.
Ela também reverteu a posição de seu antecessor sobre os contraceptivos, instando os tanzanianos a adoptarem o planeamento familiar. Magufuli era conhecido por desencorajar o uso de contraceptivos.
C/Africanews