A Câmara de Comércio de Sotavento, em parceria com a Inspeção Geral do Trabalho e a OIT, promove esta terça-feira, na Praia, um atelier sobre a Legislação do Trabalho, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e a contribuição das empresas para promoção do trabalho digno.
O evento, já a decorrer em um dos hotéis da capital, reúne associados da CCS, os sindicatos e representantes de organismos públicos com responsabilidades nesta matéria.
O objectivo é, segundo o promotor, contribuir para um maior conhecimento dos ODS junto dos empregadores, em Santiago, bem como das normas relativas ao trabalho, proteção e segurança social.
Alinhada com a Agenda 2030
A CCS recorda que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada em setembro de 2015, apela a esforços acrescidos, a todos os níveis, para reforçar a coerência das políticas sociais, económicas e ambientais.
Isto, sublinha, visando a erradicação da pobreza, a proteção do meio ambiente, paz e prosperidade para todos.
“Composta por 17 objetivos e 169 metas, o setor privado adquire grande centralidade na sua implementação, que se quer fortemente alicerçada no investimento privado, promotor de um crescimento económico inclusivo e gerador de empregos dignos”, refere.
A abertura do atelier “A Legislação do Trabalho e Social, os ODS e a contribuição das empresas para a Promoção do Trabalho Digno” foi presidida pelo presidente da Pró Empresa, Pedro Barros, e conta com a participação da vice-presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Josina Correia, e da especialista para as Atividades com os Empregadores do Escritório de Dacar da OIT, Julie Kazagui.