Combater o suicídio e alertar para a importância da saúde mental é o tema do mais novo single do jovem músico Éder Costa. Segundo o artista, D.M.T.A, que significa Depressão, Medo, Trauma, Ansiedade, é uma chamada de atenção para o aumento de casos de suicídios entre os jovens.
D.M.T.A., acrescenta o jovem potonovense, é acima de tudo uma “palavra de conforto” para aqueles que estão a sofrer e julgados com problemas de saúde mental.
Natural de Porto Novo, Santo Antão, Éder Costa de 19 anos não ficou indiferente à problemática do suicídio. Como avançou ao A Nação, quis através da música mostrar que a melhor opção não é desistir, mas procurar apoio para lidar com a depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos.
“Decidi abordar esta temática porque tem havido muitos casos de suicídios, principalmente entre os jovens. É um tema preocupante e senti na obrigação de o abordar para dar o meu contributo na luta contra este mal social”, avança.
Rap consciente pode proporcionar esperanças
Como defende, através do rap consciente é possível “libertar a mente” e proporcionar esperanças porque considera que “a música ainda é a melhor terapia”.
D.M.T.A (Depressão, Medo, Trauma, Ansiedade) é lançado depois do single “Ilumina Gang”. Para os próximos meses, Éder prevê o lançamento de mais um single e já pensa em elaborar o primeiro álbum.
Éder Costa faz parte de uma nova dinâmica musical que tem surgido entre os jovens de Porto Novo que constantemente têm lançado novas músicas e dinamizado o panorama musical do concelho.