A Cidade do Mindelo acolhe, de 23 a 25 do corrente mês, o “Blue Hack-Hackathon da Economia Azul e Soluções baseadas na Natureza”, um concurso de inovação cujo propósito é desenvolver soluções sustentáveis de base local, ligadas à economia azul.
Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, através do seu Laboratório de aceleração (Accelerator Lab), que envolve sectores da economia azul como o turismo, pescas, gestão de resíduos e conservação de biodiversidade.
Pretende-se, segundo o PNUD, em duas a três comunidades/ilhas com forte potencial dos domínios selecionados, criar um ambiente propício à ideação e criatividade com as comunidades locais e ajudar os pequenos operadores, empreendedores, start-ups, inovadores e ONGs a desenvolver soluções locais sustentáveis em torno dos setores da economia azul.
Superar desafios da capacitação técnica
A ideia é ainda envolver instituições, organizações e indivíduos “relevantes” no processo para ajudar a superar os desafios de capacitação técnica, inclusão financeira e inclusão digital, promovendo ideação, co-criação, prototipagem e testes.
No final deste Hackaton, espera-se que saiam soluções que contribuam para o crescimento económico e a inclusão social, ao mesmo tempo que assegurem a proteção do ambiente, a sustentabilidade dos oceanos e das zonas costeiras.
O evento de abertura acontece esta quarta-feira, 23, pelas 10 horas, na praça Dom Luís, em Mindelo.