O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, afirmou nesta segunda-feira,21, que está “expectante” com a implementação da Polícia Municipal no próximo ano, para dar resposta à demandas da cidade capital.
Francisco Carvalho fez esta afirmação hoje, quando presidia a cerimónia de abertura da I Jornada da Guarda Municipal, que decorre entre 21 e 25 de Novembro, no âmbito das comemorações do dia da Guarda Municipal da Praia, celebrada em 4 de Dezembro.
No evento, Carvalho avançou que a realização da referida jornada serve de oportunidade para reflexão e debate sobre os desafios da Guarda Municipal.
“Temos enormes desafios pela frente e sabemos que há uma certa devida e legitima desmotivação, porque passaram-se dez anos e não aconteceu nada, tudo continua quase na mesma, mas estamos empenhados em implementar a Polícia Municipal, colocamos no orçamento, mas ainda não conseguimos implementar”, disse o autarca citado pela Inforpress.
Diálogo “produtivo” com o Ministério da Administração Interna
Francisco Carvalho adiantou que tem havido diálogo entre a Câmara Municipal da Praia e o Ministério da Administração Interna para a concretização desse objectivo.
“Estamos disponíveis e abertos na câmara municipal para a implementação da Polícia Municipal. O dinheiro necessário para implementar a Polícia Municipal está reservado no orçamento e falta neste momento, o aval a nível central do Governo. Estamos a trabalhar neste sentido e estamos muito confiantes porque o encontro que tivemos com o senhor ministro foi muito produtivo e acreditamos que em 2023 iremos conseguir implementar a Polícia Municipal na cidade da Praia”, declarou.
Melhorar condições de trabalho dos guardas municipais
O presidente da Praia disse ainda que a edilidade está a trabalhar no que se refere à comparticipação das coimas, prometendo trabalhar também na criação de condições para que os guardas municipais se sintam “satisfeitos” e “motivados” no desempenho das suas funções.
C/Inforpress