Já foi dado o pontapé de saída que marca o arranque das obras do projecto de electrificação de Mato Dentro, no municipio de São Miguel. O descerramento da placa que assinalou o início das obras aconteceu esta sexta-feira,18, na presença do ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos e do autarca local Hermenío Fernandes.
Alám do projecto de electrificação foi lançada, igualmente, a construção do matadouro de Principal. As obras enquadram no Programa Operacional do Turismo (POT), um programa para o horizonte 2022-2026.
Segundo a autarquia local, estes projetos, “vão mudar a realidade” da Ribeira de Principal e de Mato Dentro, em concreto, “tornando-a mais organizada, com mais e melhor saúde pública e, consequentemente, com melhores condições de vida”.
Na ocasião, Herménio Fernandes, presidente da câmara municipal de São Miguel, reiterou a intenção de promover São Miguel, enquanto destino turístico e “tudo fazer” para atrair investimentos, melhorar a competitividade e potencializar o concelho.
Igualmente, falou da intenção de intensificar as parcerias com o Ministério do Turismo, para juntos trabalharem neste processo, para intensificar o turismo, e, assim, contribuir para a geração de riqueza, redução das desigualdades sociais e geração de oportunidades para os jovens.
Exemplo a seguir
Já o ministro Carlos Santos, lembrou que o programa em curso vai permitir a qualificação da oferta e dos recursos humanos, assim como a sustentabilidade do sector turístico.
Destacou ainda a potencialização do turismo de natureza, a importância da qualidade do serviço, da segurança sanitária e alimentar, aspectos que, na sua óptica vão ao encontro das expectativas do novo perfil do turista que se vai formando.
São Miguel, disse Carlos Santos, é um exemplo a seguir, pois é o primeiro município do país a implementar o programa dado a sua ambição de promover “São Miguel O Destino”.