O município do Porto Novo, em Santo Antão, vai passar a dispor, em 2023, de uma casa de apoio às vítimas da Violência Baseada no Género (VBG). A iniciativa da edilidade porto-novense e do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.
Conforme apurou a Inforpress, 40% das ocorrências policiais em Porto Novo estão relacionadas com a VBG.
A casa de apoio às vítimas da VBG estará preparada para prestar assistência às pessoas vitima da violência doméstica nas suas diversas formas.
A abertura acontece numa altura em que este fenómeno se coloca com “alguma acuidade” no município do Porto Novo, segundo as autoridades locais.
Inserido no plano de atividades
A abertura da casa de apoio às vítimas da VBG consta do plano de actividades da autarquia porto-novense para o próximo ano, aprovado este sábado pela Assembleia Municipal do Porto Novo, cuja sessão teve lugar na Ribeira das Patas, interior do município.
O vereador da Câmara Municipal do Porto Novo, Valter Silva disse, durante a apresentação do plano, que se trata de um projecto que já está a ser discutido com o Ministério da Família e Inclusão e Desenvolvimento Social com vista à sua materialização.
Porto Novo já dispõe de um centro de atendimento às vítimas deste tipo de violência, aberto em 2017, numa parceria entre a edilidade e o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equilíbrio do Género (ICIEG).