PUB

Mundo

T-shirts feitas de fibra de Cannabis vencem prémio de “Melhor Produto de Inovação” em Barcelona

T-shirts feitas com fibra de Cannabis venceram o prémio de “Melhor Produto de Inovação” na Feira Internacional CBD Hemp Business Fair, que decorreu em Barcelona.

A feira decorreu em Barcelona e a t-shirt que arrecadou o prémio é produzida com cânhamo (planta pertencente à espécie Cannabis sativa l), e tingida com cascas de cebola, através de um processo chamado BioTint. O produto pertence à marca Sensihemp.

Segundo Marta Vinhas, fundadora do projeto, o processo BioTint é “um processo inovador que recolhe resíduos orgânicos de produtos locais e transforma em tinta, contribuindo assim para a economia circular”.

Trata-se de uma fibra resistente (o tecido de cânhamo) que é feito de hastes de plantas de cannabis. Atualmente, existem vários artigos derivados da planta, desde alimentos, cosméticos, até têxteis, conforme revela o artigo publicado pelo Sechat Academy.

Semelhante ao algodão e resistente a pragas

Segundo a mesma fonte, é fabricado a partir da camada externa do caule da cannabis, que oferece fibras em forma de corda. Estes são descascados e processados em cordas ou fios e, uma vez acabados, oferecem uma textura semelhante à do algodão.

Os tecidos feitos à base de cannabis são conhecidos no mercado têxtil e no mundo da moda por serem naturalmente resistentes a pragas, mais resistentes (uma das fibras vegetais naturais mais fortes do mercado para a confecção de tecidos), e têm maior durabilidade e são 100 % naturais.

Sustentáveis

São, também, sustentáveis e renováveis, têm impacto mínimo na natureza além de terem propriedades antimicrobianas e serem mais resistentes à sujeira e ao suor.

É totalmente natural e oferece benefícios para a saúde e o meio ambiente. Por ser forte, durável, respirável e inodoro, é uma ótima opção para uso em roupas e demais itens.

É muito parecido com o algodão quando processado corretamente, o que dá ainda mais motivos para usar essa fonte natural e sustentável para a produção de roupas.

Solução para o desafio da indústria têxtil 

De acordo com o site Jornal T, sobre a indústria têxtil portuguesa, o projeto Sensihemp, sediado na Póvoa do Varzim, no Norte de Portugal, surgiu em 2021, quando Marta Vinhas viu no cânhamo uma solução para os desafios atuais da indústria têxtil.

A marca pretende recuperar a tradição dos têxteis de cânhamo em Portugal, uma vez que aquela matéria-prima “tem cultura natural, é altamente renovável, regenerativo e repara o meio ambiente ao longo do seu ciclo de crescimento”.

C/Jornal T e Cannabis & Saude

PUB

PUB

PUB

To Top