Cabo Verde marcará presença na 14ª edição do FestLip, o Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa, a ser realizada de 10 a 14 de novembro no Rio de Janeiro, Brasil, no ano em que se comemora o bicentenário da Independência desse país. Naty Martins (Cabo Verde) figura entre os artistas que vão subir ao palco do do Teatro Firjan Sesi Centro, no Rio de Janeiro.
O evento, que retorna ao formato presencial após duas edições remotas, reunirá nove países que falam a língua portuguesa: Brasil, Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Timor Leste.
A edição deste ano conta com uma programação que vai desde o teatro, cinema, música, gastronomia e debates. O evento se espalha por diversos espaços da cidade maravilhosa como o Teatro Firjan SESI Rio, o Real Gabinete Português de Leitura e o restaurante Rancho Português.
Homenagem a Ruy Guerra
A grande festa da língua portuguesa vai homenagear o multiartista Ruy Guerra, nascido em Moçambique e radicado no Brasil há mais de 60 anos.
O cineasta de 91 anos é dramaturgo, poeta e professor, e tem mais de 100 letras compostas para artistas de renome da MPB como Milton Nascimento, Chico Buarque, Edu Lobo, Carlos Lyra e Francis Hime .
“Sempre fui um apaixonado pela língua portuguesa”, afirma o homenageado.
Ruy ainda participará dia 13 do FestLipEncontros, que debaterá o tema “A Crioulização da Cultura da Língua Portuguesa”.
O festival arranca dia 10 de novembro com o espetáculo “(des)Cortiço” e homenagem a Ruy Guerra, no Teatro Firjan SESI Centro, no Rio de Janeiro, às 19h30 e terá transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do @festlip.
Tiago Ribeiro
Estagiário