PUB

Cultura

Tarrafal recebe Fórum Cimboa – Património Cultural Imaterial

O município do Tarrafal, interior de Santiago, recebe este sábado, 29, o Primeiro Fórum Cimboa – Património Cultural  Imaterial. O evento engloba momentos culturais, conversa aberta, exposição e apresentação de projectos, visando promover e preservar a identidade cultural.

Cimboa, o instrumento musical monocórdico mais antigo em Cabo Verde, foi elevado à categoria de Património Cultural Imaterial Nacional, através da Portaria número 50/2022 de 18 de outubro de 2022.

Sendo Tarrafal “um dos lugares do seu nascimento”, justifica a Câmara Municipal, o pelouro da Juventude, Cultura e Desporto promove, este sábado, o Primeiro Fórum Cimboa – Património Cultural Imaterial.

A iniciativa, que tem lugar a partir das 9h30, no Mercado de Artesanato e Cultura, visa promover a valorização e preservação da identidade cultural.

Homenagem a mestres do Cimboa

O fórum homenageia os mestres do Cimboa, Nhô Eugénio e Nhô Roque Sanches, que são convidados para uma conversa aberta.

A par disto, recebe outros convidados tocadores do instrumento, de outros municípios, nomeadamente  Gil Moreira e Pascoal (Santa Catarina), Pascoal (São Domingos), Eduíno Sanches (Santa Cruz), Mário Lúcio (Tarrafal) e Carlos Santos.

Dois painéis fazem ainda parte do alinhamento, sendo o primeiro subordinado ao tema Património Cultural Imaterial de Salvaguarda Urgente, apresentado por Sandra Mascarenhas.

O segundo é reservado à apresentação dos projectos “Cimboa no Batuco”, de Gil Moreira, e “Kaza Cimboa Tarrafal”, de Amaro Varela.

O encerramento está previsto para às 16h30, com um momento cultural Cimboa e Batuco, a cargo das “Mudjeris de Boa Esperança”.

PUB

PUB

PUB

To Top