Arranca hoje, na Praia, o seminário de preparação para a criação da Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece até amanhã,26, no Auditório Almeida Santos, na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
O evento é organizado pela Aliança DHAA- Projeto Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de empoderamento de jovens e mulheres rurais.
Segundo nota de imprensa, um dos objetivos do projeto é “reforçar a participação da sociedade civil no sistema nacional de segurança alimentar e reforçar as suas capacidades de representação e advocacia para a promoção do Direito Humano para uma Alimentação Adequada (DHAA)”.
Conforme a mesma fonte, “é prioritário” criar uma rede capaz de dar voz às diversas associações e cooperativas responsáveis pela produção local (agricultores, pecuários, pescadores, peixeiras, transformadores/as agroalimentares).
O projeto conta com um grupo “motor” composto por cerca de 40 associações, provenientes, nesta primeira fase, das ilhas de Santiago, Fogo, Santo Antão, São Nicolau e São Vicente mas que futuramente será alargado às restantes ilhas.
Sessões de socialização
As sessões de socialização do projeto e encerramento do seminário terão lugar no dia 26 de outubro na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, das 14h até às 16h.
As mesmas contarão com a presença de autoridades, de parceiros do projeto e de parceiros sectoriais.
Os parceiros convidados terão a oportunidade de apresentar observações aos resultados apresentados pelo grupo motor da futura rede.
Este projeto é financiado pela União Europeia e conta com a parceria do Secretariado Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN) do Ministério de Agricultura e Ambiente, da PROEMPRESA, da FICASE, da Inspeção Geral do Trabalho (IGT) e do INPS e das Câmaras Municipais das ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau.
Tiago Ribeiro
Estagiário