O Projeto hidroagrícola da Ribeira dos Picos, Santa Cruz, avaliado em cerca de 70 mil contos vai ser lançado na tarde desta segunda-feira,24, pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. O mesmo visa a melhoraria de sistema de mobilização, armazenamento e distribuição de água na comunidade.
O Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, acompanhado do Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva lançam na tarde desta segunda-feira,24, o Projeto hidroagrícola da Ribeira dos Picos, no município de Santa Cruz.
Conforme nota de imprensa do Governo, este projecto visa a valorização e utilização eficiente dos recursos naturais em Ribeira dos Picos.
Cinco novas centrais de bombagem
Entre outras intervenções, este projecto abrange a construção e reabilitação de casas de abrigo dos sistemas eletromecânica e hidrodinâmica, fornecimento e instalação de cinco (5) novas centrais de bombagem.
Isto, além da instalação de condutas, construção de dois (2) reservatórios de 600m3, e uma reabilitação de um (1) reservatório de 300m3.
Sistema Solar Fotovoltaico de 55 Kwp
O projeto hidroagrícola da Ribeira dos Picos, avaliado em cerca de 70 mil contos inclui ainda o fornecimento e instalação de Sistema Solar Fotovoltaico de 55 Kwp para o funcionamento das bombas.
Financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Programa de Promoção de Oportunidades Sócio Económicas Rurais (POSER) em parceria com o FIDA, este projecto conta com o engajamento da Câmara Municipal de Santa Cruz, beneficiando as localidades de Polonzinho/Tamareira e Setchani/Varzea Nova.
Minimizar a falta de emprego
A sua concretização em Fevereiro de 2023 vai impactar a vida de 127 homens e 25 mulheres, com a melhoraria de sistema de mobilização, armazenamento e distribuição de água.
O objetivo maior é “minimizar a falta de emprego nas comunidades abrangidas, proporcionar a criação de atividades geradoras de rendimento e responder à demanda da mudança do padrão de vida das famílias com base numa agricultura sustentável”.
O lançamento do projecto por Ulisses Correia e Silva, na Ribeira dos Picos, Santa Cruz, está marcado para às 15 horas, antecedendo a deslocação do Chefe do Governo ao Município de Santa Catarina, para presidir a cerimónia de Celebração do Dia das Nações Unidas em Ribeira da Barca.