Filomena Gonçalves e Janine Lélis são os membros do Governo que vão ter as suas funções alteradas, com a saída de Arlindo do Rosário do Ministério da Saúde. A informação foi confirmada hoje pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que já apresentou as propostas dos ajustamentos que fará ao seu Executivo ao Presidente da República.
Filomena Gonçalves, que até agora comandava o Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, passa a ser ministra da Saúde, enquanto que Janine Lélis, ministra do Estado, acumula Defesa e Coesão Territorial com a presidência do Conselho.
A informação foi confirmada esta sexta-feira, em comunicado do Governo de Cabo Verde, segundo o qual Arlindo do Rosário, atual Ministro da Saúde, irá desempenhar o cargo de Embaixador de Cabo Verde na República Popular da China.
A tomada de posse da ministra da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares e da Ministra da Saúde será efetuada em data a ser marcada pelo Presidente da República.
Embaixadores vetados pelo PR
Conforme noticiado pelo semanário A Nação, esta quinta-feira, o Presidente da República também vetou nomes como Augusto Neves e Gualberto do Rosário para cargos de Embaixadores.
Conforme a mesma fonte, Augusto Neves teria sido o primeiro nome escolhido por Ulisses Correia e Silva para comandar a Embaixada na China, enquanto que Gualberto do Rosário foi sugerido para substituir Jorge Figueiredo em Luanda.
Com o veto, diz o A Nação, está na calha o nome de Orlanda Ferreira, ex-presidente do INPS, que recentemente passou a reforma por limite de idade. Entretanto, avança o A Nação, esta também deverá ser vetada, por ser um quadro que acaba de se reformar, pelo que a nomeação seria “ilegal”, à luz da legislação vigente.
Para saber mais, consulte a edição 790 do Jornal A Nação, desta quinta-feira,20.