Os governos de Cabo Verde e do Luxemburgo assinaram na manhã desta quinta-feira,20, um Memorando de Entendimento no domínio da Segurança Alimentar para o reforço do Programa Nacional das Cantinas Escolares.
Conforme nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR), o referido memorando formaliza a intenção do Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo de conceder ao Governo de Cabo Verde um apoio no valor de 3 milhões de euros, por um período de dois anos, para reforçar o Programa Nacional das Cantinas Escolares.
Resposta ao apelo para ultrapassar a crise
“Tendo em conta o cenário de crise multifacetada que atravessa Cabo Verde, o Luxemburgo responde assim ao apelo internacional lançado no seguimento da Declaração da Situação de Emergência Económica e Social de Cabo Verde”, referiu.
Através deste apoio, espera-se que “todas as crianças do ensino pré-escolar ao ensino secundário possam beneficiar de, pelo menos, uma refeição quente, sã e equilibrada por dia”.
O acordo entre ambos os governos foi assinado pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira e pelo director geral da Cooperação para o Desenvolvimento e Ação Humanitária, Christophe Schiltz, este segundo que se encontra em Cabo Verde desde o dia 17 de Outubro.