“Pantera”, um espectáculo produzido pela companhia de dança Clara Andermatt em homenagem ao músico e compositor Orlando Pantera, estreia em Cabo Verde nos próximos dias 28 e 29 de Outubro. A apresentação de “Pantera”, que conta com “participação especial” da cantora Mayra Andrade, acontece no Auditório Nacional Jorge Barbosa na cidade da Praia, pelas 20h30.
O desafio para a criação de “Pantera”, espetáculo que estreou pela primeira vez em Lisboa (Março de 2022), foi lançado à companhia de dança da bailarina e coreógrafa portuguesa Clara Andermatt pela filha de Orlando Pantera, Darlene, que nos últimos anos tem estado a fazer um trabalho de recolha e divulgação do legado do pai, falecido prematuramente em 2001, aos 33 anos de idade.
“Pantera” resulta, portanto, de um (re)encontro com as pessoas que fazem parte da sua história, inclusive Clara Andermatt e João Lucas, que com ele trabalharam.
Dando corpo ao repto, ambos criaram uma peça baseada na sua vida e obra, em jeito de homenagem àquele que foi um grande cantor e compositor cabo-verdiano cujo legado continua após o seu desaparecimento físico há mais de 20 anos.
Sinópse do “Pantera”
Na sinopse desta criação, Andermatt e Lucas referem que “Pantera abriu novos caminhos na música do seu país” e que “na sua voz pulsava Cabo Verde e as suas gentes, explorando as formas da tradição, fazia brotar uma poesia repleta de amor, perspicácia e assertividade”.
É nesses traços que os artistas dizem encontrar as suas próprias visões, “através das vivências que puderam partilhar com Orlando Pantera “como amigo e como artista”, seguindo o caminho de exploração, mergulhando na sua terra, costumes e cultura, não deixando de as projetar num mundo contemporâneo onde ele também se posicionava.
Particularidade deste espectáculo… riqueza criativa
Assim, garantem que, neste espectáculo, cada um dos intérpretes “estabelece uma relação pessoal no relembrar da sua própria experiência e devolve-nos uma riqueza criativa que se converte no valor e no sentido desta homenagem”.
Entre os colaboradores criativos desta peça estão nomes como Avelino Chantre (Avê), Bruno Amarante (Djam Neguin), Diogo Picão Sá (Kabum), Jorge Almeida, José Cardoso (Zeca), Nickita Bulú, Sócrates Napoleão, para além da participação especial da cantora Mayra Andrade.
Estreia em Cabo Verde
Depois da estreia oficial no Centro Cultural de Belém em Lisboa, no passado mês de Março, “Pantera” chega agora a Cabo Verde.
Esta estreia na terra do Orlando Pantera está marcada para os dias 28 e 29 de Outubro, às 20h30, no Auditório Nacional Jorge Barbosa, Várzea, cidade da Praia. Cada bilhete está a ser vendido por 1000 escudos.
Para mais informações sobre os dois dias de espetáculos na Praia, está prevista uma conferência de imprensa no próximo dia 27 de Outubro, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, Plateau, cidade da Praia.
“Pantera” será, possivelmente, apresentado também em Mindelo. Segundo a organização, a digressão a Cabo Verde conta com a parceria dos ministérios da Cultura de Portugal e de Cabo Verde, do Instituto Camões, além de apoios de instituições, entre elas, as fundações Calouste Gulbenkian e Orlando Pantera.