Denilson Mascarenhas Varela, Yara Santos Rodrigues e Ani Fortes Pereira foram os vencedores da primeira edição dos Prémios Científicos 2022, numa avaliação feita por um júri composto por dezenas de académicos e cientistas, no país e na diáspora. Os galardoados, em três categorias, receberam o prémio de um milhão e 500 mil escudos, cada.
O mestre em Economia Rural e doutorado em Saber Tropical e Gestão, Danilson Varela foi o vencedor do “Cabo Verde Global Scientific Prize (GSP), destinado a projectos de investigadores cabo-verdianos no país e na diáspora, pela sua intervenção sobre as “Implicações das mudanças climáticas na distribuição e conservação das árvores endémicas de Cabo Verde”.
O estudo foi feito em colaboração com investigadores do Instituto Superior de Agronomia e da Universidade dos Açores.
Yara Rodrigues, por sua vez, foi galardoada na categoria “Cabo Verde Prize for Young Scientists (PYS)”, destinado às teses de doutoramento de investigadores cabo-verdianos, no país e na diáspora, com idade não superior a 35 anos.
O trabalho que valeu o prémio foi a sua tese de doutoramento em Biociências Moleculares, intitulada “Plasticidade sazonal em modelos de insetos: efeito de temperaturas variáveis no resultado do desenvolvimento”, elaborada no Instituto Gulbenkian da Ciência e com o grau conferido pela Universidade Nova de Lisboa.
Resiliência a ciberataques
Já na categoria “Cabo Verde Prize for Girls and Woman en ICT (PGW), destinada às teses de mestrado ou doutoramento de meninas e mulheres cabo-verdianas, na área das TIC, venceu Any Keila Pereira, com o trabalho intitulado “Resiliência a Ciberataques em Infraestruturas Críticas de Portugal”.
O trabalho foi desenvolvido para a obtenção do grau de mestre em Informática e Sistemas, Especialização em Tecnologias da Informação
e do Conhecimento, no Instituto Politécnico de Coimbra.
1500 contos em prémio
O valor global de cada um dos prémios é de 1.500.000$00, distribuído por três sectores, a saber, o rendimento de propriedade intelectual, a promoção e divulgação dos resultados do projeto em Cabo Verde e a internacionalização do trabalho premiado.
Os Prémios Científicos 2022 foram promovidos pelo Governo de Cabo Verde, patrocinados pelo Banco de Cabo Verde, pela CV Telecom, pelo Fundo de Turismo e AUF.
Contaram ainda com o apoio de parceiros de desenvolvimento como Joint Office of UNDP, UNFPA, e UNICEF em Cape Verde