O campeonato de Cabo Verde de boxe, edição 2022, vai ser disputado de 02 a 04 de Setembro no pavilhão desportivo Vává Duarte, em mais uma organização da Federação Cabo-verdiana de Boxe (FCB).
O presidente da FCB, Manuel Monteiro, avançou a Inforpress que a prova vai contar com os pugilistas das regiões desportivas de São Vicente, Fogo, Santiago Norte e Santiago Sul, onde as associações realizaram os seus campeonatos regionais.
O nacional, segundo garantiu, vai, entretanto, contar com o concurso dos pugilistas convidados em representação do Fogo e do Sal, regiões que não realizaram os seus campeonatos regionais, mas que a federação entendeu ser esta uma oportunidade para supervisionar os pugilistas, visando os próximos compromissos da selecção nacional.
Masculino e feminino
O campeonato vai ser disputado praticamente em todos os géneros, masculinos e femininos, e em categorias diversas, isto é, dos 48 aos 92 quilogramas, com a particularidade de esta última contar com um único pugilista neste peso, o atleta olímpico Davilson Morais, que vai ficar de fora da competição, por falta de atletas para competir.
Manuel Monteiro reconhece que se trata de uma situação penalizante para o atleta Davilson Morais, que terá de ficar sem competir por falta de adversário.
“É triste para um atleta com capacidade e potencial ficar privado, por falta de atletas para treinar e muito menos para competir”, precisou.
Situação quase idêntica, merece, igualmente, preocupação do líder federativo, já que o campeão nacional Sifonelo Borges, outro dos atletas de eleição do boxe cabo-verdiano, tem vindo a deparar-se com falta de atletas para competir no regional de Santiago Sul, pelo que se qualifica automaticamente para o nacional, prova na qual tem a sua espera um adversário proveniente de São Vicente.
Dificuldades
“Nós apostamos em todas as competições, mas deparamos com a falta de atletas em pesos mais altos. Temos estado a investir, basta ver nas categorias a partir dos 55 quilogramas, há muitos atletas, mas dos 80 quilogramas acima temos dificuldades em encontrar pugilistas com estruturas adequadas”, referiu Monteiro, para quem se trata de uma questão “de difícil solução”.
Relativamente à classe feminina, a direcção da FCB está a contar com a participação de quatro atletas da região desportiva de Santiago Sul e outras tantas de São Vicente.
O campeonato de Cabo Verde de boxe deverá ser aproveitada para realização de uma formação a nível de arbitragem, da qual se espera o patrocínio da Federação Internacional de Boxe, pois o campeonato vai ser ainda aproveitado para a composição da selecção de Cabo Verde para os próximos compromissos internacionais.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 782, de 25 de Agosto de 2022