O Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão, Orlando Delgado, prometeu, hoje, fazer diligências no sentido de reparar os danos provocados pelas cheias das chuvas registadas, no último fim-de-semana, sobretudo nas vias de acessos às localidades de Figueiral e Caibros. Estas zonas ficaram totalmente isoladas.
“Estamos a mobilizar meios, nomeadamente máquinas para que, num curto espaço de tempo, as pessoas tenham acesso a essas zonas”, garantiu Orlando Delgado em declarações, esta manhã, à Rádio de Cabo Verde (RCV).
O autarca da Ribeira Grande de Santo Antão admitiu que no município ainda existem muitas estradas sazonais, que fazem com que as respectivas zonas fiquem isoladas no período das chuvas.
“Infelizmente, em Ribeira Grande, temos ainda muitas estradas no leito das ribeiras e quando chove as populações ficam encravadas. Hoje, já vi muitas pessoas a carregarem as suas malas às costas porque não há alternativas”, afirmou.
Chuva abundante no fim de semana
Recorde-se que, no último fim-de-semana, registaram-se significativas precipitações nos concelhos de Ribeira Grande e Paul, originando cheias nos principais vales e afluentes desses concelhos.
Contudo, de notar que grande parte da água ainda corre para o mar.
No entanto, nem todas as zonas do município da Ribeira Grande registaram precipitações, como o vale da Garça, Chã de Igreja, Cruzinha e Lagoa, considerada o celeiro de Ribeira Grande. Conforme concluiu o autarca, essas zonas “estão completamente secas”.