O Governo de Cabo Verde saudou, esta terça-feira, 2 de Agosto, a partida do primeiro navio de cereais do porto de Odessa, marcando a retoma das exportações de cereais desde a Ucrânia. O navio “Razoni” partiu com 26 mil toneladas de milho a bordo, com destino ao Líbano.
O primeiro navio deu início à retoma das exportações de cereais, em cumprimento dos acordos recentemente assinados entre a Rússia, as Nações Unidas e a Turquia, por um lado, e entre a Ucrânia, as Nações Unidas e a Turquia, por outro.
“O Governo saúda igualmente o papel decisivo desempenhado pelas Nações Unidas e pela Turquia, para a conclusão desses acordos e para o funcionamento dos mecanismos estabelecidos, criando assim condições para aliviar a insegurança alimentar global, que afeta sobretudo países frágeis como Cabo Verde, que enfrentam emergência social e económica”, precisou, em comunicado de imprensa.
Cumprimento
Cabo Verde, segundo a mesma fonte, encoraja as partes a prosseguirem no cumprimento dos compromissos assumidos e a privilegiarem meios pacíficos para a resolução do conflito.
O navio “Razoni”, da Serra Leoa, partiu da Ucrânia esta segunda-feira, 01 de Agosto, com destino ao Líbano. A bordo, 26 mil toneladas de milho.
Segundo informações partilhadas pelo país emissor, cerca de 17 navios, com mais de 600 mil toneladas de carga, estarão ainda nos portos da Ucrânia.