PUB

Sociedade

Casos de VBG aumentaram nas últimas semanas – ICIEG 

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) reportou um aumento de casos de Violência Baseada no Género (VBG) nas últimas semanas. A instituição acredita que o motivo deve-se ao contexto pós-pandemia, crise económica e período de férias.

A presidente do ICIEG, Mariza Carvalho, diz que a instituição já estava preparada para o aumento de casos de VBG, tendo em conta a conjuntura atual.

O aumento está relacionado, segundo o instituto, com a pós-pandemia, a crise económica provocada pela guerra e o período de férias, em que todos estão em casa, e daí mais situações de confronto entre os parceiros.

A mesma admite ainda que muitas das situações estão associadas ao consumo de álcool e outras drogas.

Denúncias mais no período da tarde ou à noite

Isso porque, sublinhou, a maioria das denúncias e de atendimento no hospital tem sido no período da tarde ou à noite.

Apesar de não ter dados para comparar os números face ao ano anterior, a presidente do ICIEG confirma o aumento com a procura que tem tido nos serviços do instituto.

“Vamos depois confrontar os dados com a polícia, mas podemos afirmar categoricamente que, com as solicitações e denúncias, os casos de VBG têm aumentado”, ressaltou, considerando que com as denúncias poderão fazer o seguimento e acompanhar as vítimas.

ICIEG preparado 

Neste sentido, disse que o ICIEG está preparado e com várias parcerias, a nível da sociedade civil, para trabalhar o tema nas mais diversas vertentes, começando pela Lei VBG, assistência e informação jurídica, acompanhamento psicológico e outros.

Mariza Carvalho lembrou também que os casos de VBG acontecem em todas as classes sociais, apesar de se acentuarem na classe mais vulnerável.

Para um maior controle da violência baseada no género, aquela responsável apela à denúncia dos casos, pois, conforme ressaltou, violência não escolhe classe social e nem económica.

C/ inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top