Os criadores de gado em Porto Novo, Santo Antão, voltaram a pedir a ajuda do Governo para atenuar a falta de água para o gado neste município.
O representante da Associação de Criadores de Gado do Porto Novo, Romeu Rodrigues, lembrou que “há vários anos” os pastores têm vindo a pedir um camião autotanque para atender às necessidades dos criadores, que se debatem com a situação de penúria de água para o gado.
Este responsável disse que Porto Novo, por dispor do “maior efectivo pecuário” do país, com 27 mil cabeças de gado, precisa do autotanque para salvar os seus animais.
Avariado
Os serviços do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo dispõe de um autotanque, que, porém, está avariado “há muito tempo”.
O próprio delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Joel Barros, admitiu à Inforpress que o abeberamento do gado no concelho do Porto Novo constitui “um grande desafio” para o sector pecuário neste município.
Porém, diz que estão em curso alguns projectos que vão atenuar esta situação.
É o caso dos projectos de abastecimento de água ao Planalto Norte e da zona periférica da cidade do Porto Novo (zona baixa) que devem ficar concluídos ainda no decorrer deste ano.
C/ Inforpress