PUB

Educação

Professores defendem introdução da natação nas aulas de educação física 

Professores de educação física defendem a introdução da modalidade na disciplina, mas para isso entendem ser importante a criação de piscinas municipais, tendo em conta o perigo que o mar representa. 

A constatação é de alguns professores ouvidos pela Inforpress na cidade da Praia.

O professor de Educação Física do Liceu Pedro Gomes, Luís Osório, que considera “importante” a introdução deste módulo no currículo da disciplina, considera que o perigo que existe na prática da natação nas águas de Cabo Verde é “muito maior” devido à “insegurança” gerada pelas correntes fortes que caracteriza o mar do atlântico.

“O mar em Cabo Verde muda de direcção constantemente e pode converter-se, em questões de segundo, em perigo. Seria ideal que antes de se pensar nisso se pudesse construir uma piscina municipal para que a prática de natação fosse oportunidade de aprender e desenvolver-se habilidades motoras fundamentais e especializadas”, diz.

Barco de salvamento

Luís Osório que, também, treina a selecção de remo de Cabo Verde, na praia da Gamboa, na cidade da Praia, assegura que é “muito complicado” fazer aulas de natação sem condições, e aponta como “necessidades urgentes” para esta prática um barco de salvamento e salva-vidas.

Defende ainda que a introdução desta modalidade seria “marcante” para o desenvolvimento da natação no país e pelo resultado que concede aos praticantes com a agilidade, força e velocidade, dependendo da maneira como o ensino-aprendizagem é aplicado.

Desafios 

Já para João José Ferreira, professor de Educação Física no Liceu Cónego Jacinto, na Várzea, seria “muito bom” que a natação fosse introduzida na disciplina, mas para isso admite a necessidade de se vencer desafios para se conseguir e consolidar, nomeadamente, no campo de formação contínua para os educadores da área.

“A Educação Física é uma disciplina em que todos quando vão fazer a licenciatura têm de saber natação e isso é exigido na prova de acesso. É importante porque a natação é uma prova de vitalidade, é um dos desportos mais completos”, sustenta, sublinhando que para a introdução da natação seria necessária criação de condições.

Piscina municipal

Por este motivo defende a criação de uma piscina municipal, pois, sustenta que a prática e o ensinamento da modalidade no mar “é difícil”.

Por seu turno, Gamal Mascarenhas Monteiro, professor de Educação Física na Escola Cesaltina Ramos adianta que a natação está incluída no conteúdo da educação física escolar, mas que para trabalhá-la “não é uma tarefa fácil”, já que não se dispõe de uma piscina municipal para a realização das aulas.

Este professor admite ainda que não se aventura a levar os alunos ao mar para a prática de natação, não só pela insegurança do mar, mas também pela “indisciplina dos alunos que não obedecem”.

C/ inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top