As obras de reabilitação e ampliação do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CAND), em Mindelo, vão ser inauguradas no final do mês de Julho, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. Trata-se de um investimento de mais de 100 mil contos.
De acordo com o CNAD, a programação arranca com a performance “A Coroa das cabras na urdidura dos sonhos”, de Caplan Neves, seguindo-se os discursos do director Centro Nacional de Arte Artesanato e Design, Irlando Ferreira, dos arquitectos responsáveis pelo projecto, Eloisa Ramos e Moreno Castellano.
Também deverão discursar o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, o ministro da Cultura, Abraão Vicente, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, estes que depois farão o corte da fita.
Constam ainda do programa um conjunto de visitas guiadas, e um concerto de Vasco Martins, no pátio multiusos da CNAD.
As obras de reabilitação e ampliação do CNAD arrancaram em Fevereiro de 2019, inicialmente com um prazo de execução de 12 meses.
Financiado pelo Governo, o projecto inicial estava estimado em cerca de 58 mil contos.
No entanto, segundo o ministro da Cultura, Abraão Vicente, “o investimento ronda neste momento mais 100 mil contos, apenas em infra-estruturas.
Para a implementação do projecto CNAD serão precisos mais 40 mil contos”.
Com a nova obra e novas funcionalidades, o edifício antigo do CNAD passará a ser o espaço museológico “Manuel Figueira”, albergará um café e uma loja de artesanato, terá um pátio multiuso, galerias e um centro de investigação.
C/ Inforpress
A Nacao