A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) promove, esta sexta-feira, 15, na ilha do Maio, uma formação em matéria de Direitos Humanos para os profissionais de educação de infância e professores do Ensino Básico.
A capacitação a partir das 8h30, no anfiteatro da Escola Secundária Horace Silver, irá contar com a intervenção da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas.
Conforme nota de imprensa, esta formação está enquadrada no projeto “Direitos Humanos para Crianças”, promovido pela CNDHC.
A iniciativa é financiada pela “PlanBørnefonden”, que tem como finalidade criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino, para crianças dos 5 aos 10 anos.
Capacitar e sensibilizar
A capacitação em matéria de Direitos Humanos tem por objectivo, sensibilizar e capacitar os professores do ensino primário e profissionais da educação de infância para o uso dos materiais didáticos produzidos no âmbito do projeto acima referido.
A ideia é contribuir para uma maior cultura de respeito e prática de Direitos Humanos em Cabo Verde, lançando as bases para que as crianças interiorizem esses princípios para que se tornem adultos conscientes e respeitadores dos Direitos Humanos.
De referir ainda que o projecto “Direitos Humanos para Crianças” enquadra-se no âmbito das atribuições da CNDHC em matéria de Educação, nomeadamente a promoção de iniciativas que visam formar e incentivar o respeito pelos Direitos Humanos (artigo 5º dos Estatutos da CNDHC).