O actual secretário permanente do Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA), já anunciou a sua candidatura para um terceiro mandato à frente desse sindicato. Carlos Bartolomeu avança que conta com o apoio dos diferentes órgãos sociais do SLTSA.
Carlos Bartolomeu havia admitido que estava fora de questão candidatar-se a um terceiro mandado mas, como diz, devido aos inúmeros problemas laborais que os trabalhadores da ilha estão expostos e sujeitos, decidiu avançar para mais um mandato.
Nesse sentido, avaçou que já reuniu-se com os diferentes órgãos sociais do SLTSA, nomeadamente o Conselho de Direcção, o Secretariado Permanente, o Conselho de Fiscalização e Contas e o Conselho de Disciplina, os quais, conforme realçou, chegaram à conclusão que devia assumir mais um mandato.
“Pequenos sindicatos” correm o risco de desaparecer
O secretário permanente do SLTSA fez saber ainda que a organização sindical tem vindo a sobreviver à custa das quotas dos trabalhadores filiados, situação que, a seu ver, podia ser ultrapassada com a atribuição de um subsídio por parte do Governo, facto que, conforme avisou, pode levar ao desaparecimento dos “pequenos sindicatos”, ficando somente os “grandes, sindicatos nacionais”, tendo em conta o poder económico e financeiro destes.
Por outro lado, o secretário permanente da SLTSA alertou que, perante a situação em que se encontra a central sindical UNTC-CS, os sindicatos nela filiados não podem esperar “praticamente nada”.
C/ Inforpress