Arranca nesta segunda-feira, 11, na cidade da Praia, o workshop sobre a “Convenção da UNESCO (2005) sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”.
O evento organizado pela Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO (CNU), em parceria com o Escritório Regional da UNESCO Dakar, decorre até quinta-feira,14, num dos hotéis da Capital.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), este workshop destinado a instituições governamentais, academia e organizações da sociedade civil, visa proporcionar a este público-alvo “uma visão geral dos objetivos, temas e conceitos-chave da Convenção, sobre os desafios atuais, dar a conhecer os instrumentos e mecanismos ao abrigo da convenção”.
Isto, além de sensibilizar os mesmos sobre a Convenção de 2005, os seus princípios orientadores e as suas principais linhas de ação.
A abertura do evento às 9 horas desta segunda-feira,11, no Hotel Pérola, será presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e presidente da Comissão Nacional de Cabo Verde para Unesco (CNU), Abraão Vicente.
Retificação da convenção em Cabo Verde (2021)
Recorde-se que, em Outubro de 2005, a Conferência Geral da UNESCO adotou a Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
Tal instrumento legal foi ratificado por Cabo Verde em 2021, primordialmente na diversidade das expressões culturais postas em circulação e compartilhadas por meio de atividades, bens e serviços culturais e no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural, assinalado a 21 de Maio.