A cidade da Praia acolhe, no próximo mês de Agosto, a primeira “Feira Checa em Cabo Verde”, envolvendo empresas e empresários da República Checa e de Cabo Verde. O evento é projectado como uma “oportunidade única” para apresentação de projetos, produtos e estabelecer parcerias privadas e ou público-privadas entre os dois países.
A iniciativa da recém-criada Câmara de Comércio Checo-Cabo-Verdiana terá lugar de 25 a 27 de Agosto, nas instalações da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), situadas a caminho do Aeroporto da Praia.
Segundo a fundadora e vice-presidente da Câmara de Comércio Checo-Cabo-Verdiana, Mónica Sofia Duarte, o objectivo deste evento, é reunir, pela primeira vez em Cabo Verde, os principais empresários e empresas checas interessadas em investir no país.
Isto, sobretudo no “momento em que Cabo Verde está a precisar de reforços e parceiros internacionais para combater a crise económica e social que o mundo enfrenta”, explicou a jovem modelo e estilista, “rosto” de Cabo Verde na República Checa desde 2013, altura em que aquele país a acolheu como estudante.
Mónica Sofia que é natural do concelho de Santa Cruz, interior de Santiago, acredita que a feira prevista para o mês de Agosto, “será uma oportunidade única para apresentar projetos, produtos e estabelecer parcerias privadas e ou público-privadas entre Cabo Verde e a República Checa”.
O evento que decorrerá sob o lema “Cabo Verde como Porta dos Empresários Checos a África” pretende envolver cerca de 30 expositores checos e nacionais, apostando numa forte participação de expositores da sub-região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
A primeira “Feira Checa em Cabo Verde” conta com parceria do Governo, da Câmara Municipal da Praia, entre outras instituições públicas e privadas do país e da República Checa.