O presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Jair Fernandes, encontra-se na Ilha da Boa Vista para encontro com entidades locais para a implementação dos projetos ligados à preservação do património e criação de novas ofertas a nível do turismo cultural na Ilha das Dunas.
Nesta missão de serviço à Boa Vista, Jair Fernandes está a ser acompanhado pela Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa e pelo arquiteto Ricardo Ortet, conforme nota de imprensa chegada à nossa redação.
Da agenda desta equipa, consta um encontro com o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, uma visita ao edifício da ex-alfândega que albergará o “Núcleo de Arqueologia da Boa Vista” e uma visita à Povoação Velha, onde será construída a “Casa da Morna da Boa Vista”.
Os referidos projectos para se materializar na ilha de Boa Vista fazem parte do Programa Operacional do Turismo (POT), do Governo, para responder aos desafios da diversificação da oferta turística cultural.
Ainda durante a sua estadia naquela ilha turística, Jair Fernandes e a sua equipa terão encontros com empreiteiros locais para a apresentação de propostas para a Reabilitação e Conservação do Forte Duque de Bragança, no Monumento Natural do Ilhéu de Sal-Rei, um projecto co-financiado pela Direção Nacional do Ambiente através do programa Bio-Tur, em mais de 4 milhões de escudos.