A IV edição do Festival Literatura Mundo da Ilha do Sal (FLMSal), arranca hoje e prolonga-se até 19 de junho. O mesmo vai contar com várias actividades e a participação de mais de 20 profissionais da área, entre outros amantes da literatura.
Após dois anos de cancelamento, por causa da covid-19, o Festival Literatura Mundo da Ilha do Sal (FLMSal) regressa para a sua IV edição, em homenagem aos escritores João Vário (Cabo Verde) e Amadou Hampâté Bá (Mali).
Este ano, o evento promovido pela Câmara Municipal do Sal, com a Curadoria Científica da Professora Inocência Mata e a Organização da Rosa de Porcelana Editora vai contar com sessões de elogio oficiadas respetivamente pelo poeta José Luiz Tavares e pelo filósofo senegalês Hamidou Kassé, conforme nota de imprensa.
A IV edição do FLMSal, além de escritores e professores cabo-verdianos, conta ainda com a presença de autores, estudiosos e investigadores da Alemanha, Brasil, Itália, Portugal e Senegal.
Actividades programadas
O evento conta com sessões científicas, palestras; sessões de diálogos temáticos (Reflexões e Debates); exposição de livros e de artes plásticas; exibição de documentário; leituras diversas e encontros com estudantes da ilha.
De entre as palestras programadas, o poeta, escritor e ex-Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca vai proferir “Arménio Vieira, João Vário e Mário Fonseca: poetas que são literatura-mundo” .
Tradição Oral, Ponto Focal deste ano
Tal como nas edições anteriores, o festival realiza algumas atividades de extensão este ano, a começar pela cidade da Praia, numa parceria com a Universidade de Cabo Verde, o Camões -Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia e a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa.
Vários convidados estarão na capital para a “tematização” da Literatura-Mundo, tomando como ponto focal a tradição oral.
Prevê-se ainda uma extensão em Itália, com o protocolo e a programação ainda por ultimar com uma universidade italiana.
Transformar Sal numa “Ilha Literária”
De relembrar que o FLMSal, projeto criado por Filinto Elísio, José Luís Peixoto, Márcia Souto e Patrícia Pinto, cujo a primeira edição aconteceu em 2017, tem por objectivo, ajudar a consolidar a ilha do Sal como centralidade literária em Cabo Verde e inscrevê-la como Ilha Literária reconhecida internacionalmente.
Isto, além de promover a reflexão e o debate sobre o tema da Literatura-Mundo, pleitear o alargamento dos Cânones Literários face aos plurais e diversos fazeres literários internacionais e, através de parcerias e redes de contactos, fazer circular e dialogar autores e suas obras numa plataforma externa alargada.
Abertura
A abertura desta IV edição do FLMSal acontece às 15h e vai ser presidida pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.
Depois o programa prossegue às 16h00 com o tema literatura-mundo comparada, por Inocência Mata.
Segue-se às 16h30 uma viagem pelo mundo de Arménio Vieira, João Vário e Mário Fonseca, poetas que são literatura-mundo, por Jorge Carlos Fonseca.
Depois seguem-se as homenagens a João Vário e Amadou Hampâté Bâ.
As actividades decorrem sobretudo no auditório do Hotel Belorizonte, para além de visitas de escritores ao Complexo Educativo Manuel António Martins e ao Colégio das Letrinhas.